quinta-feira, 20 de junho de 2013

Chines vence grande mestre em 20 lances!

Em breve vídeo com a partida!

Branca Liu Wenche
Negras Jan Donner
Buenos Aires 3/11/1978
Defesa Pirc
1- e4 d6
2-d4 Cf6
3-Cc3 g6
4-Be2 Bg7
5-g4
Não posso afirmar que esta jogada fosse nova naquele momento,
porém não conheço  ninguém que a utilizou, que  tenha utilizado o mesmo método de ataque contra a defesa pirc, antes ou depois,  eu a tinha empregado com êxito no campeonato da china do mesmo ano,
depois continuei estudando-a e decidi emprega-la na olimpíada.
Esta partida era a primeira oportunidade que tinha de emprega-la, e não podia deixar escapa-la, as coisas estavam muito tensas no meu interior levando em conta que meu adversário era um famoso grande mestre.
5...h6
Enfrentando a um problema novo, Donner usou meia hora nesta jogada, o que não é frequente nos primeiros compassos da abertura.
Durante essa meia hora, eu não tinha nada que fazer e sentia curiosidade por saber em que estaria pensando Donner.
Ao recordar agora a partida, creio que eu me sentia muito satisfeito com o êxito psicológico de minha novidade.
Uma jogada inesperada sempre coloca uma forte pressão no oponente.
Donner havia conseguido o titulo de grande mestre em 1959. Era conhecido por sua boa técnica defensiva. Quando vi que avançava seu peão h, senti que me colocava em uma situação incomoda. Ao investigar este método de ataque, não havia previsto uma estratégia defensiva tão clara. Ainda hoje sigo acreditando que a jogada de Donner é efetiva apesar de ter sido censurada por alguns comentaristas.
6- h3
6...c5
7-d5 0-0
[
8 h4 e6
9-g5 hxg5
10-hxg5 Ce8
11-Dd3 exd5
12-Cxd5 Cc6
13-Dg3 Be6
14-Dh4 f5
15-Dh7+ Rf7
16-Dxg6!!
Rxg6
17-Bh5+ Rh7
18-Bf7+ Bh6
 19-g6+ Rg7
20-Bxh6
Donner deteve seu relógio e se rendeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário