quarta-feira, 12 de junho de 2013

Introdução inicial ao estudo de aberturas

Comecei a dar aula para um menino de 8 anos que já estava participando de campeonatos, então tive o meu primeiro problema, como prepara-lo para jogar uma abertura e uma defesa?
Inicialmente vi que ele era um jogador agressivo bem parecido com meu estilo, então resolvi optar por uma abertura agressiva que é a partida vienense iniciando com e4, de pretas defesa siciliana, e grunfeld contra d4. Tentei ser bem superficial , apenas dando ideias básicas para fazer com que ele aos poucos se motivasse pela abertura, mesmo assim dei lhe uma copia da enciclopédia (3 folhas da B29), e sua mãe começou a jogar e estudar com ele, obtendo bons resultados, e sua mãe se motivou criando coragem e participando de seu primeiro campeonato (partidas de 21 minutos), fez um ponto de 6 mas contra a vice campeã brasileira!
Estudar aberturas não tem segredo é estudar as linhas e jogar ela, jogar muiiiito!
Oque resultou em um fenômeno, de seus adversários  falarem:- Nossa você  está jogando a abertura que o Roberto Carlos te ensinou!
Bom, fiz um programa de treinamento  para melhorar meu repertorio de aberturas, logo postarei os vídeos que infelizmente são bem pesados e nada simples de entender(cheio de variantes e analises), oque demandará bastante esforço, perseverança e trabalho.
Com esse programa de treinamento eu e um rapaz de 18 anos treinamos, ele vai disputar o campeonato brasileiro sub 20 dia 13/6/2013 em Paranavaí, estou torcendo por ele e espero que ele consiga usar a abertura que nós treinamos. Apesar de que jogamos apenas 3 partidas de 4 horas em 3 dias anteriores(uma por dia).

Depois eu darei a noticia de como ele foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário